Campos Lindos e Pedro Afonso devem ter as maiores taxas de crescimento. Área destinada ao agronegócio deve aumentar 33% e passar de 1,8 milhões de hectares
A produção de grãos no Tocantins deve chegar a 6,3 milhões de toneladas na safra 2027/2028. A projeção é do Ministério da Agricultura e Pecuária. Atualmente, o estado produz 4,6 milhões de toneladas de grãos. Isto significa que em 10 anos a produção deve aumentar 36%.
Atualmente, a soja lidera o ranking de produtos mais cultivados no estado. Ela deve continuar tendo um papel central e crescer 34% na produção, passando dos atuais 3 milhões de toneladas para pouco mais de 4 milhões.
O milho, segundo principal grão do Tocantins, deve crescer ainda mais. A produção atual, que é de 834 mil toneladas, deve aumentar pelo menos 41% e bater 1,1 milhão de toneladas no mesmo período. O arroz, que também tem grande participação nas lavouras do estado, deve permanecer estável.
Duas cidades devem ser as mais beneficiadas por esse movimento, de acordo com o MAPA. Campos Lindos, na região leste e Pedro Afonso, na região central.
A área cultivada deve se expandir 33%. Em 2018 são 1,3 milhões de hectares e em 10 anos deve chegar a 1,8 milhões. Estados que fazem divisa com o Tocantins, como a Bahia e o Maranhão, também devem registrar crescimento nas safras.
Por G1 Tocantins