Brexit aumenta preços dos alimentos, considera executiva da Cargill

  • Post Category:Agronegócios
Brexit aumenta preços dos alimentos, considera executiva da Cargill

Segundo Devry Boughner Vorwerk, o aumento ocorre em virtude da necessidade de renegociação de acessos ao mercado

A perspectiva do Brexit está elevando o nível dos preços dos alimentos, na análise da líder de negócios corporativos globais na gigante agrícola Cargill, Devry Boughner Vorwerk. Segundo a executiva, o aumento ocorre em virtude da necessidade de renegociação de acessos ao mercado.

“Como serão as relações comerciais entre os dois lados?”, questionou Vorwerk. De acordo com seu relato essa é uma das questões latentes na comunidade agrícola neste momento. “Se você recuar, isso levará a barreiras comerciais, o que levanta questões sobre a acessibilidade dos alimentos”, disse ela, durante o Fórum Econômico Mundial.

Significado de Brexit
O Brexit é a abreviação de “Briain Exit”, expressão inglesa que significa “Saída Britânica”, refere-se a um plano inglês de deixar a UE (União Europeia), conforme plebicito ocorrido em junho de 2016, no qual a maioria dos cidadãos britânicos optaram pelo Brexit.

A importância internacional e no Brasil da Cargill
Gigante multinacional americana, maior empresa do mundo de capital fechado, cuja atividade é a produção e o processamento de alimentos, presente nos 5 continentes empregando milhares de pessoas. É a grande “atravessadora” no agronegócio, já que suas atividades de negócios incluem a compra, processamento e distribuição de grãos e outras commodities agrícolas, da fabricação e venda de ração animal, ingredientes para alimentos processados, produtos farmacêuticos e bens de consumo e produção de alimentos. A empresa possui um porto graneleiro em Santarém – Pará para escoamento de grãos, principalmente soja, que envia para todo o mundo. Por isso, a Cargill é uma divisão no Brasil de importância relevante.

Fonte: Estadão e outros.

 

Fonte: Estadão